Dicas e cuidados para evitar o câncer de próstata.

Oktoberfest: Curiosidades sobre a maior festa cervejeira do mundo
17 de outubro de 2017

Dicas e cuidados para evitar o câncer de próstata.

 

 

O Novembro Azul é uma ação para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, considerado a sexta maior causa de morte entre os homens que têm câncer.

 

A Confraria da Barba preparou um resumo sobre essa doença que faz tantas vítimas no Brasil a cada ano!

 

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que é praticamente o tamanho de uma noz. A uretra, o tubo que transporta o sêmen e urina para fora do corpo, passa através da próstata. A glândula produz um fluido que faz parte do sémen, e este fluido também protege o esperma.

 

Quais são os sintomas mais comuns no câncer de próstata?

 

Os sintomas do câncer de próstata podem ser diferentes para cada homem. Contudo, existem certos sintomas que são bastante comuns, tais como urinar freqüente e / ou com dificuldades. Há também momentos em que um homem não pode urinar ou pode ter sangue na urina. Além disso, alguns homens apresentam a rigidez ou dor freqüente na parte de trás, coxas ou quadris mais baixos superiores.

 

Se estes sintomas são comuns há mais de duas semanas, você deve ir ver seu médico.

 

Como diminuir o risco de desenvolver o câncer de próstata?

 

Os profissionais médicos dizem que mudança simples na dieta pode ajudar muito a reduzir as chances de ter câncer de próstata.

 

Evite comer carne vermelha

Homens que comem produtos mais gordurosos são mais propensas a desenvolver câncer de próstata . Por isso, é recomendado reduzir alimentos como óleos, produtos lácteos e carne vermelha.

Evite o amido e açúcar

Alimentos ricos em amido, como pão branco ou arroz, e os alimentos açucarados, como doces e refrigerantes, desencadeiam a inflamação no corpo. Um estudo recente mostrou que homens que comiam mais quantidades de amido e alimentos açucarados têm uma chance de 64% de obter uma forma avançada de câncer de próstata.

Comer mais verduras

Comer gorduras que vêm de plantas é melhor do que comer os dos animais. Um bom exemplo é o uso de azeite para cozinhar em vez de manteiga, ou o uso de sementes ou nozes em vez de queijo. Comer tofu, um produto alimentar que é criado a partir de grãos de soja, também é uma boa dica para ajudar a reduzir o risco de contrair câncer de próstata.

 

O chá verde é bom

Tem havido uma série de estudos que mostram que os homens que bebem chá verde ou estão tomando extrato de chá verde têm risco menor de desenvolver o câncer de próstata.

Adote um estilo de vida mais saudável, faça exames regularmente e procure o médico assim que aparecerem quaisquer sintomas! A chance de cura do câncer de próstata é muito maior se identificado logo no início da doença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: