Oktoberfest: Curiosidades sobre a maior festa cervejeira do mundo

5 motivos para LEVAR seu filho na barbearia
10 de outubro de 2017
Dicas e cuidados para evitar o câncer de próstata.
7 de novembro de 2017

Oktoberfest: Curiosidades sobre a maior festa cervejeira do mundo

Um dos maiores festivais populares do mundo, a Oktoberfest surgiu em 1810 e acredite, ela não é uma festa cervejeira, ou melhor ela não era. A primeira festa foi em homenagem ao casamento do príncipe da Baviera com a princesa Theresa da Saxônia-Hildburghausen. Com muitas atrações como, competições de tiro, feira de comidas típicas, festival de música e até uma corrida de cavalos, o evento foi um sucesso que mobilizou toda a população de Munique na época e acabou dando origem a Oktoberfest. A partir de então, todos os anos a festa era organizada com as mesmas atrações e passou a ficar cada vez mais conhecida. Em 1840, começou a receber, pela primeira vez, os visitantes, tornando-a ainda maior.

A cerveja, porém, só virou o principal símbolo da festa a partir de 1896, quando as cervejarias locais apoiaram a construção das grandes tendas onde até hoje a cerveja é servida. Hoje, a tradicional Oktoberfest é uma das maiores e mais importantes festas populares do mundo, sendo replicada em diversos países, não só no território alemão. Só a edição de Munique recebe todo ano cerca de 10 milhões de pessoas. A quantidade de litros de cerveja consumidos chega a aproximadamente sete milhões.

 

 

No Brasil, a comemoração tem início em outubro e a maior edição do evento fica em Blumenau.

A Primeira edição brasileira foi em outubro de 1984 e festa teve 10 dias de duração.

1ª Edição da Oktoberfest em 1984 (Foto: Arquivo Histórico Blumenau/Divulgação)

 

A festa se tornou referência dos eventos de outubro em Santa Catarina e todos os anos atrai milhares de visitantes. A festa, além da tradição da cerveja, busca manter o folclore e a memória alemã na cidade. Durante os dias de festa, os blumenauenses mostram a riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul. . Logo na primeira edição, já atraiu metade da cidade e nos anos seguintes passou a receber turistas de outras regiões do país e de países vizinhos. Atualmente, o evento acontece em diversas cidades brasileiras.

E claro que a Confraria não podia ficar de fora dessa comemoração que envolve cerveja e festa e pensando nisso resolvemos entrar no clima, então fique atento as novidades que estão por vir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: