Vaidade masculina aumenta e impulsiona crescimento de barbearias

Celebre o poder do seu afro
22 de Março de 2017

Vaidade masculina aumenta e impulsiona crescimento de barbearias

Homens valorizam a vaidade e impulsionam o crescimento de negócios ligados a estética.

Quem disse que se preocupar vaidade não é coisa de homem? A procura masculina por um ambiente descontraído e que supre as expectativas em relação a sua apresentação pessoal está cada vez maior. O Brasil já é o segundo maior consumidor mundial de cosméticos para homens, segundo dados da Euromonitor International.

Quem investe nesse ramo está se dando muito bem. Contrário ao mercado da beleza que caiu 8%, o setor de barba, cabelo e bigode se fortaleceu após o resgate do estilo “barbudão”. A volta do hábito de frequentar barbearias, procurando ajuda profissional para se cuidar, só comprova o quanto o homem moderno passou a enxergar a barba como seu cartão de visitas.

O retorno do estilo que já ganhou alguns apelidos como “lenhador”, mostra sua força até mesmo na queda das vendas de produtos destinados a remoção dos pelos faciais. Em 2013, gigantes do ramo de produtos de higiene pessoal já apresentavam sintomas preocupantes com a gradativa ausência de interesse do homem comum em tirar a barba. Com uma retração de cerca de 10% das vendas, calcula-se que as perdas somaram mais de US$2,3 bilhões.

Na contramão dessa recessão, a esfera de barbearias e cosméticos masculinos dobrou seu faturamento. De 2012 a  2016 foi registrado um crescimento 539%.

Serviços e diferenciais

Muito além do básico trio “barba, cabelo e bigode”, as barbearias se adaptaram às necessidades do homem moderno. Investindo no que antes era visto como exclusividade feminina, grandes empresas do setor também apostam em várias outros serviços. Massoterapia e massagem, depilação, podologia e manicure são os mais populares.

Para atrair clientes e criar um clima mais descontraído, além de cuidar da vaidade, os homens também vão a barbearia para se divertir. Mesas de jogos, pôquer, fliperama, sinuca e video-games. Transmissão de partidas de futebol, aperitivos e cervejas com rótulos especiais. É nesse clima agradável que os barbudos fazem a festa. Inclusive, a famosa tradição do “dia das noivas” ganhou uma releitura para eles, para se aprontar e curtir com os amigos antes de subir ao altar.

Dia-a-dia movimentado

Para se destacar ainda mais entre a concorrência, muitas barbearias se tornam ponto referência de lazer na cidade. Os estabelecimentos promovem várias atrações que vão muito além de seus serviços básicos. A Confraria da Barba, por exemplo, realiza eventos em seu espaço unindo outras paixões dos homens. Há cursos de pôquer para quem quer iniciar sua jornada no mundo da jogatina. Flash day com barbeiros, tatuadores, beer truck, food truck, banda e DJ. Já rolou até visita do carro da Stock Car da Eisenbahn.

A expansão e o crescente investimento neste mercado comprovam que o novo estilo do homem vaidoso veio mesmo para ficar.

2 Comentários

  1. Flávio Leite de Lima disse:

    Seria interessante que constasse o preço dos serviços para que pudéssemos ganhar tempo. Como adquirir um serviços se não sabemos o preço? Se vamos numa loja, deve haver no produto o preço, acredito que a regra se aplica a este serviço também.

    • Confraria da Barba disse:

      Olá Flávio! Cada unidade tem seus serviços e preços. Portanto, para verificar o preço do serviço que você deseja, basta selecionar a unidade da sua preferência, encontrar o ítem que você deseja saber o preço, na parte de agendamento. Você também pode baixar gratuitamente o aplicativo Confraria da Barba e ter todos os serviços, preços e forma de agendamento na palma da mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: